Código: | DESP2027 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | CFPE | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Ana de Fátima da Costa Pereira |
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Corpo docente: |
Luís Filipe Moutinho Leitão |
Português
A UC “Condição Física e Prescrição do Exercício” perspetiva a aquisição e a aplicação de conhecimentos de avaliação e prescrição do exercício em diferentes contextos e para diferentes populações.
Dominar os conceitos básicos relativos à condição física e à sua influência na promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida do ser humano.
Compreender a importância da atividade física na promoção da saúde e da condição física, identificando os benefícios fisiológicos e psicológicos associados à prática regular de exercício físico e os riscos para a saúde relacionados com o sedentarismo.
Conhecer os métodos, os instrumentos e os procedimentos adequados à avaliação da aptidão funcional e da condição física.
Dominar os princípios e os fundamentos da prescrição do exercício, com vista a adequá-lo aos vários níveis de motivação e procura da prática desportiva, revelando competências relacionadas com a correta aplicação de estímulos de esforço.
Relacionar os conceitos teóricos adquiridos com situações práticas concretas, caraterísticas da intervenção em Desporto.
• Os conceitos de saúde, qualidade de vida e bem-estar físico e psicológico.
• A importância da manutenção ou aquisição de um estilo de vida saudável relacionado com a prática de atividade física.
• O sedentarismo e os riscos para a saúde da inatividade física.
• Contra-indicações absolutas e relativas à prática do exercício físico.
• As alterações estruturais e fisiológicas inerentes ao estilo de vida sedentário ou inativo.
• A atividade física como veículo de prevenção de fatores de risco para a saúde (obesidade, doença cardiovascular, etc.).
• Benefícios associados à prática regular de atividade física.
• Determinantes e componentes da condição física.
• Cálculo das necessidades energéticas.
• A avaliação da condição física: objetivos, métodos e instrumentos.
• A prescrição e a implementação de programas de exercício.
• Atividades práticas de aplicação dos conteúdos teóricos.
O trabalho privilegiará a participação ativa dos estudantes, através de trabalho individual ou de grupo, a partir de informação fornecida pelo professor ou com recurso à utilização de outros materiais.
Processo: exposição de temas pelo docente; discussão orientada de temas em plenário e/ou pequenos grupos; realização de trabalhos práticos ou aplicados; elaboração de trabalhos escritos; apresentação e discussão de trabalhos de grupo.
A utilização da plataforma Moodle possibilita a realização de atividades teórico-práticas e permite a interação entre docente-aluno e aluno-alunos.
Espera-se que cada aluno: (a) esteja presente em, pelo menos, 75% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos propostos; (b) leia, analise e discuta os textos propostos; (c) execute os produtos de avaliação solicitados, evidenciando com clareza e rigor os conhecimentos adquiridos; (d) se envolva no estudo/preparação para as diferentes atividades de avaliação.
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de:
Avaliação do Processo (35%): Resulta do desempenho do aluno na realização de diversos tipos de tarefas, tais como: trabalho de pesquisa e produção de sínteses escritas, trabalhos práticos ou aplicados, apresentações orais, participação crítica.
Avaliação do Produto (65%): É expressa pelo desempenho do aluno em dois testes escritos [(1.º teste – 20%; 2.º teste - 35%)] e numa prova oral (10%).
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 76,8 | |
Total: | 76,8 |
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